domingo, 20 de julho de 2014

Quiche à moda da Rô

"Embora muita gente pense que surgiu na França, a história da Quiche tem início na Alemanha, no reino medieval de Lothringen, depois chamado de Lorraine. Seu nome, quiche, é originário da palavra “kunchen” “kuchen,”, que em alemão quer dizer torta.
 A palavra "quiche" vem do dialeto da região da Lorraine, que significa torta. Originalmente a quiche era uma torta aberta recheada com creme feito de leite e ovos acrescida de bacon defumado. Somente depois foi acrescentado o queijo e hoje em dia pode ser acrescida de todo o genero de ingredientes. A quiche lorraine é um prato da culinária francesa. É uma tradicional receita da Lorena, região ao nordeste da França. É uma tortade queijo salgada coberta com uma mistura de nata e ovostoucinho(bacon) pimenta do reino e noz moscada. A quiche lorraine é normalmente servida quente como prato principal. Seu uso como entrada ou em coquetéis tem se tornado comum." 
http://mundodosquiches.blogspot.com.br/2010/11/historia-da-quiche.html

Enfim, resolvi procurar algumas receitas e fazer a minha própria Quiche. 
A maior parte das receitas levam farinha de trigo na massa mas achei interessante a proposta de utilizar bolacha água e sal e resolvi testar.
Quanto ao recheio, daria pra variar muito, mas não consegui dispensar o meu tão adorado bacon! rs
Ficou muito boa!!!

Ingredientes
1 pacote de bolacha água e sal triturada no processador (usei Triunfo)
1 tablete (200 gr) de manteiga em temperatura ambiente (usei o tablete inteiro mas achei muito - da próxima vez vou tirar 1 dedinho)
150 gr de queijo prato picado
150 gr de presunto picado
6 colheres (sopa) de parmesão fresco ralado (usei montanhês - muito bom!)
bacon já frito picadinho (escorra bem a gordura em papel toalha)
3 ovos inteiros, batidos
1 caixinha de creme de leite
1 pitada de sal
1 pitada de ajinomoto

Para a massa, misture a bolacha com a manteiga até ficar uniforme e forre o fundo e as laterais de uma forma com aro removível e leve ao forno 180 graus por mais ou menos 10 minutos ou até começar a dourar as bordas. Reserve.
Misture os ovos, o creme de leite, 3 colheres de parmesão, o sal e o ajinomoto e reserve.
Coloque sobre a massa o presunto e o queijo e despeje a mistura dos ovos. Por cima de tudo coloque as outras 3 colheres de parmesão e o bacon. Leve ao forno 180 graus por mais ou menos 40 minutos ou até dourar.
Retire do forno, deixe amornar, desinforme e sirva!

Delícia!!!






Nenhum comentário:

Postar um comentário