domingo, 30 de agosto de 2015

Cordeiro, Aligot e Cogumelos com redução de Vinho do Porto

Quando se prova um prato desse fica claro o motivo dos restaurantes do Chef Fogaça serem tão bem conceituados.


Em meu momento Masterchef tentei reproduzir um dos pratos mais pedidos no Sal Gastronomia, do Chef Fogaça.
 
Sem a receita, me concentrei no vídeo do último programa, criei coragem e comecei a maratona pela caça aos ingredientes. O lombo de cordeiro foi o mais complicado. Como ja relatei no post anterior, depois de muito procurar, consegui na Casa de Carnes da Família, porém quando cheguei lá, estava congelado. Aliás, o cordeiro inteiro estava congelado! Pelo que percebi este não é um corte muito comum. Como quase tive um surto lá no açougue, o Marcelo e a Aline (funcionários muito simpáticos) resolveram me ajudar e deixaram o lombo pronto para o dia seguinte. Ufa! O restante dos ingredientes eu consegui no Mercado Qualidade que considero o único mercado gourmet da cidade, onde passo toda sexta pois sempre encontro a solução para o jantar pré final de semana.
Ia me esquecendo do vinho do porto! Este, meu marido trouxe do St. Marche (São Caetano do Sul).
Enfim, com tudo nas mãos iniciei os trabalhos para tentar reproduzir o prato que eliminou meu querido Fernando.
 
Não tenho as medidas exatas mas vou tentar passar o mais aproximado possível:

Ingredientes 
1 lombo de cordeiro sem gordura
(o Marcelo, mesmo inconformado limpou o lombo a meu pedido pois estava com 2 dedos de gordura)
Sal
Flor de sal
Pimenta rosa

Aligot
2 batatas grandes cozidas e bem amassadas 
1 caixinha de creme de leite (no Masterchef eles usam o fresco, mas em função da crise usaremos de caixinha mesmo rss)
1 xícara (chá) queijo minas padrão ralado
1 xícara (chá) queijo gruyere ralado
2 colheresde manteiga
Sal
Molho
1 cenoura pequena picada
1 pires de algo poró fatiado
1 ramo de alecrim
1 pitada de sal
200 ml de vinho do porto (mais ou menos)
Cogumelos 
1 xícara (chá) shimeji desidratado
1 calice de vinho branco
1/2 xícara (chá) shoyo

Preparo
Coloque os cogumelos para hidratar com o vinho e o shoyo (lave-os antes) e comece pelo molho: coloque tudo numa panelinha e deixe cozinhar em fogo baixo por uns 20 minutos (você sentirá um aroma delicioso).
Coe o molho e deixe apurar. (Precisa dar uma engrossadinha. Vai demorar um século e não vai sobrar quase nada, mas vale a pena!)

Para o Aligot, as batatas precisam estar bem amassadas, fininhas, lisinhas... As minhas estavam mais ou menos pois não tenho espremedor (por preguiça de comprar). Numa panela junte a batata com a manteiga e os queijos. Quando estiverem derretendo, vá dando o ponto com o creme de leite. Precisa ficar um purê elástico. Se necessário aumente o creme de leite e a manteiga gradativamente. Acerte o sal.

Para o lombo, salpique bem pouquinho sal e coloque numa frigideira com um fio de azeite para dourar, junto com os cogumelos que ja devem estar hidratados. O lombo deve selar por uns 4 minutos de cada lado apenas pois a carne deverá ficar rosada. Retire e fatie. Deixe descansar por uns 2 ou 3 minutos para escorrer o sangue e enquanto isso termine de cozinhar os cogumelos que deverão ficarem macios.

Para a montagem do prato, coloque Aligot no centro, cogumelos em volta, em quatro pontos, regue com o molho num movimento circular. Distribua a carne fatiada e livre de sangue sobre o Aligot. Salpique delicadamente flor de sal e pimenta rosa.

TOP!!!

 A combinação adocicada do molho com o cogumelo e o cordeiro mais a leveza do aligot trazem ao prato uma harmonia perfeita!
Muitíssimo saboroso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário