terça-feira, 1 de setembro de 2015

Posta de Filhote com Cuscuz à Moda da Rô

Quem conhece a região onde moro sabe que temos a nossa grande Piracicaba aqui do ladinho, famosa pelo belo rio que a corta e leva seu nome. Esse nome vem do tupi-guarani, significa "lugar onde o peixe para" e é uma referência às grandiosas quedas do Rio Piracicaba que bloqueiam a piracema.
Graças a este rio, que até música ganhou, a cidade ficou famosa pela gastronomia e pelos excelentes restaurantes que servem peixes deliciosos e fresquinhos.
 
O Filhote (nome dado à Piraíba que pesa menos de 60kg) é sem dúvida alguma o peixe mais pedido e eu por muitas vezes tive o prazer de saboreá-lo em restaurantes variados. Normalmente ele é assado em postas (tem lombo também) na brasa e servido com acompanhamentos do tipo : arroz, salada, pirão, cuscuz, etc.
 
Depois de muito observar todos os movimentos dos churrasqueiros desses restaurantes imaginei uma receita e a reproduzi em minha casa:
 
Ingredientes
1 posta de Filhote (grande)
2 limões
1/2 xícara (chá) de vinagre de vinho branco
1/2 xícara (chá) de shoyo
1/2 xícara (chá) de água
1 pitada de pimenta do reino
1 colher (chá) de orégano
sal a gosto
 
Para o cuscuz
400 gr camarão (pode ser congelado)
1 prato bem cheio de espinafre picado
1 cebola pequena picadinha
1 tomate grande picado
10 azeitonas pretas picadas
azeite, sal, pimenta calabresa a gosto
farinha de milho biju (o bastante para deixar o refogado cremoso)
cebolinha picada a gosto
 
Lave o peixe com água e depois com um limão. Reserve.
Prepare uma marinada com 1 limão, vinagre, shoyo, água, pimenta do reino, orégano e prove para corrigir o sal se necessário. Deixe o peixe nessa marinada por 1 hora, virando na metade do tempo.
Leve para a churrasqueira, longe do fogo e vá virando o peixe durante mais ou menos uma hora e vá umedecendo com a marinada até ficar no ponto de sua preferência (eu gosto bem passadinho).
 
Para o cuscuz, coloque numa panela azeite e refogue a cebola. Junte o tomate, o espinafre e deixe refogar por uns 3 minutos. Coloque o camarão ainda congelado (é de propósito para juntar água) e deixe refogar até o camarão mudar de cor. Acerte o sal, a pimenta e coloque as azeitonas. Se ficar muito seco, coloque um pouco de água morna e quando ferver, vá despejando aos poucos a farinha de milho e mexendo. Faça com cuidado e não deixe ficar muito grosso pois quando esfriar vai endurecer! Sirva com cebolinha salpicada a gosto.


Para ficar parecido com o Filhote de Piracicaba, eu coloquei em um potinho 3 colheres de manteiga e um pouco de alcaparras. Levei ao microondas por 30 segundos e virou um molhinho que joguei por cima do peixe. (Faz diferença hein!)
 
 
Um vinho branco para acompanhar, caiu muito bem!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário