domingo, 6 de setembro de 2015

Pavê de Maracujá

Como hoje é domingão e é véspera de feriado, fiquei animada e fiz uma sobremesa.
Caça ingrediente de um lado, caça ingrediente do outro. Queria fazer alguma coisa com os ingredientes que eu já tivesse em minha casa foi então que veio a idéia do pavê, que normalmente é feio com biscoito de champagne.
Quem disse que eu tinha biscoito de champagne? uém uém uém uém.... nada feito...
Mas eu tinha ingredientes para fazer um bolo simples... e por que não de chocolate??? hummm o cérebro vai funcionando rssss
Enfim, saiu um pavê do meu jeito e ficou divino! 


Testem. Não vão se arrepender.
 
Primeiro faça um bolo de chocolate (mas faça, não compre pronto!)
Eu peguei a receita do meu no Tudo Gostoso :
1 xícara de chá de leite morno
3 unidades de ovo
4 colheres de sopa de margarina derretida
2 xícaras de chá de açúcar (coloquei 1 e meia pois não gosto que fique muito doce)
1 xícara de chá de chocolate em pó (coloquei achocolatado)
2 xícaras de chá de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento químico em pó (beeeem cheia)
Bata bem todos os ingredientes (menos o fermento e a farinha) da massa no liquidificador, aproximadamente 2 a 3 minutos. Peneire a farinha e junte a mistura do liquidificador, mexendo na mão. Acrescente o fermento e misture mais um pouco. Coloque em uma fôrma redonda, untada com manteiga e polvilhada com farinha de trigo. Asse por cerca de 40 minutos em forno médio (180º graus), preaquecido.
 
Depois faça um brigadeiro branco:
1 lata de leite condensado
3 colheres (sopa) de manteiga
1 caixinha de creme de leite
Numa panelinha coloque o leite condensado e a manteiga e leve ao fogo baixo mexendo sempre. Quando estiver no ponto de brigadeiro mole, desligue e junte o creme de leite. Deixe esfriar.
 
E aí faça uma mousse de maracujá:
1 lata de leite condensado
1 caixinha de creme de leite
polpa natural de maracujá (eu usei 2 maracujás grandes - peneirei as sementes, extraindo somente o caldo)
 
Montagem:
 
Coloque num refratário pedaços do bolo no fundo e regue com Licor de Cacau misturado com água numa proporção de 50% licor/ 50% água.
Despeje a mousse de maracujá.
Faça outra camada de bolo regado com licor.
Despeje o brigadeiro branco.
Enfeite com um pouco de chocolate em pó peneirado e sementes de maracujá.
 
 
 
 
Também é super prático para montagem individual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário